ANP promove encontro sobre o 2ª Programa Interlaboratorial de Lubrificantes

Assessoria de Comunicação da ANP

17/12/2017 – ANP promoveu, nesta quarta-feira (6/12), em Brasília, um encontro do 2º PIL – Programa Interlaboratorial de Lubrificantes. No evento, foram debatidos os resultados do programa e apontadas sugestões de melhorias. 

Além de técnicos da ANP e instituições participantes do 2º PIL, estiveram presentes Claudio Ishihara, diretor do Departamento de Combustíveis Derivados de Petróleo do MME, e Sérgio Viscardi, da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).
 
Os programas interlaboratoriais (PIs) constituem-se em um conjunto de procedimentos técnicos para a determinação do desempenho de laboratórios que realizam ensaios ou calibrações. Os PIs fornecem subsídios aos laboratórios participantes, permitindo a identificação e a solução de problemas analíticos.

O Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas (CPT) da ANP organiza programas interlaboratoriais desde 2001, com a primeira edição do Programa Interlaboratorial de Combustíveis (PIC), realizado até hoje junto aos laboratórios contratados para execução do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC).

O PIL, coordenado pelo CPT/ANP, está na sua segunda edição, que conta com 40 participantes, a maioria laboratórios de empresas produtoras de lubrificantes.

O resultado do programa fornecerá informações para que os laboratórios aprimorem seus procedimentos de garantia da qualidade dos lubrificantes, além de permitir à ANP obter informações sobre limites de tolerância que podem vir a ser incorporados ao Programa de Monitoramento de Lubrificantes (PML).