Sobe a 125 número de mortos em explosão de duto de gasolina no México

Estado de Minas

03/02/2019 – O número de mortos na explosão de um duto de gasolina no estado mexicano de Hidalgo, enquanto era saqueado por moradores, aumentou a 125, segundo uma contagem atualizada, divulgada neste domingo (3) por autoridades de saúde federais.

O último óbito foi registrado na noite de sábado em um hospital público da capital, informou em um comunicado o Instituto Mexicano de Seguro Social (IMSS).

Das mortes, 68 ocorreram no momento da explosão e 57 em hospitais. Ainda continuam internadas 22 pessoas, várias delas consideradas em estado grave por apresentar queimaduras em mais de 80% do corpo.

Na tarde de 18 de janeiro, um duto próximo à comunidade de Tlahuelilpan, no estado de Hidalgo (centro), foi perfurado por traficantes de combustível.

Isto atraiu 700 moradores, inclusive famílias inteiras, que enchiam baldes e galões com combustível quando ocorreu a explosão.

A tragédia ocorreu quando o presidente Andrés Manuel López Obrador impulsionava uma estratégia nacional para acabar com o roubo de combustível, um crime que causa prejuízos anuais de US$ 3 bilhões à estatal Petróleos Mexicanos (Pemex). (AFP)