Canal da Revenda

Quem quiser saber um pouco mais sobre como o brasileiro usa os meios de pagamento deve dar uma olhada na pesquisa realizada pelo Banco Central. Intitulada “O Brasileiro e sua Relação com o Dinheiro”, o levantamento mostra que, apesar da forte expansão dos cartões de débito e crédito nos últimos anos, o dinheiro vivo ainda é a primeira opção na hora do pagamento de bens e serviços para 72% da população. Do total, 13% optam pelo cartão de crédito e 14% pelo de débito, enquanto o uso de cheques encontra-se em franco declínio.

A pesquisa mostrou ainda que 55% da População Economicamente Ativa (PEA) recebem seu salário em dinheiro, embora tenha crescido o total de entrevistados que têm conta corrente, de 39% para 51% no período. De acordo com a pesquisa, em 2007, 31% dos entrevistados possuíam cartão de crédito, percentual que subiu para 43% em 2010.

A pesquisa foi encomendada ao Instituto Zaytec Brasil e concluída no primeiro semestre de 2010. Foram feitas 2.089 entrevistas finais, contemplando todas as 26 capitais brasileiras e o Distrito Federal, além de municípios com porte a partir de 100 mil habitantes.

Para acessar a pesquisa, basta clica no link: http://www.bcb.gov.br/htms/mecir/MECIRpesq-2010.pdf