Canal da Revenda

Foi aberto nesta quinta-feira (14/4) o 12o Congresso de Postos Revendedores de Combustíveis de Minas Gerais, realizado pelo Minaspetro, em Belo Horizonte (MG).

Na abertura do evento, o presidente do Minaspestro e da Fecombustíveis, Paulo Miranda Soares, comentou as recentes elevações no preço do etanol em todo o país. “A indústria canavieira não conseguiu realizar os investimentos necessários para acompanhar o forte crescimento da frota, especialmente após a crise de 2008, que descapitalizou o setor”, afirmou, lembrando que a esse cenário se somou a forte valorização do açúcar no mercado externo. O resultado: alta de R$ 1,33 no litro do anidro só entre dezembro e o início de abril, reclamações por todo o país e importações de gasolina e etanol para evitar desabastecimento.

O diretor da ANP, Allan Kardec Duailibe Barros Filho aproveitou a oportunidade para informar que a Agência irá abrir em breve um escritório em Minas Gerais e que já se encontra na Procuradoria o projeto que irá alterar a Lei de Penalidades, aplicando graduações diferentes às infrações encontradas nos postos, impedindo assim que um adesivo colado erroneamente seja punido da mesma forma que um combustível adulterado. A mudança é uma antiga demanda do setor de revenda e, em especial, do presidente Paulo Miranda Soares.

Também prestigiaram o evento o governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Junho Anastasia; o vice-presidente financeiro da CNC, Gil Siuffo, que realizou um dos discursos mais aplaudidos da noite; o presidente da BR Distribuidora, José Lima de Andrade Neto; o secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles; o secretário municipal de Serviços Urbanos, Pier Senesi Filho; o presidente da Fecomércio-MG, Lázaro Luiz Gongaza; e o vereador de Montes Claros, Athos Mameluque, entre outras autoridades.

A abertura contou ainda com a palestra da jornalista Cristiana Lobo, que apresentou um panorama político do país e contou o que esperar da nova presidente Dilma Roussef.

Confira a cobertura completa do evento na edição de maio da Revista Combustíveis & Conveniência.