Canal da Revenda

A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) informa que postos de todo o país estão recebendo diesel S10 com reajuste médio de R$ 0,025 no preço do litro. Segundo comunicado pelas companhias distribuidoras, que fornecem os combustíveis aos postos, a alta seria decorrente de uma elevação aplicada pela Petrobras nas refinarias.

O S10 é o diesel com baixíssimo teor de enxofre, apenas 10 partes por milhão (ppm), que é comercializado em todo o país desde janeiro de 2013. Apesar de poder ser utilizado em qualquer veículo a diesel, seu abastecimento é obrigatório para aqueles com motor Euro 5. Antes deste último reajuste, a diferença entre o diesel S10 e o S1800 (utilizado em regiões interioranas) chegava a até 20 centavos.

Vale destacar que a decisão de repassar ou não o reajuste (e em qual percentual) irá depender da política de cada posto, de acordo com sua estrutura de custos e margens, bem como do percentual de elevação que será aplicado por cada companhia distribuidora.

Esta Federação, entretanto, entende ser imprescindível manter a sociedade informada sobre as variações de preço ocorridas nas etapas anteriores da cadeia de abastecimento, especialmente quando elas não contam com a devida divulgação, já que se trata de um produto com impacto em toda a rede de transporte de cargas e pessoas no país. Dessa forma, esperamos que a revenda varejista, face mais visível do mercado e quem lida diretamente com o consumidor, não seja injustamente responsabilizada por alterações no preço ocorridas em outras etapas de comercialização.