Canal da Revenda

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) prorrogou a entrega do Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais (RAPP) para 31 de maio.

Pelo prazo anterior, a data limite seria até 31 de março. A decisão de ampliar a entrega em mais dois meses foi devido à instabilidade nos sistemas do Ibama, o que impediu o acesso dos usuários nos últimos dias.

Mesmo com o tempo estendido, o revendedor pode evitar transtornos com a entrega do relatório. O instituto recomenda não deixar para as últimas semanas para cumprir com a obrigação para não sobrecarregar os sistemas pelo grande volume de acessos.

Cuidados

A revenda deve tomar cuidado com o preenchimento, principalmente no campo de resíduos sólidos. O primeiro passo a ser dado é obter a senha para o acesso ao sistema do Ibama. Em segundo lugar, se o acesso for por meio do certificado digital, só o computador que tiver o certificado instalado poderá acessar ao sistema do instituto.

O responsável deve prestar atenção sobre os dados solicitados e revisar para que campos não fiquem em branco ou não hajam inconsistências nas informações. O campo de resíduos sólidos requer cuidado especial e conhecimentos técnicos para evitar infrações pelo Ibama. O revendedor deve consultar o seu sindicato, caso tenha alguma dúvida.

Há ainda a possibilidade de retificação do documento junto ao Instituto, se houver algum erro de preenchimento. No entanto, recomenda-se conferir detalhadamente todo o relatório antes de enviá-lo.

Para tirar dúvidas, clique aqui para ler a seção Perguntas e Respostas que tratou sobre o tema na Combustíveis & Conveniência de fevereiro.