Notícias

5G deve funcionar em 25 capitais até o fim do mês

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou ontem que a internet móvel de quinta geração (5G) deve chegar a 25 das 27 capitais até o fim deste mês. Até aqui, cinco capitais já começaram a implementar a cobertura: Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, João Pessoa e São Paulo. Na próxima semana, serão mais três: Curitiba, Salvador e Goiânia – e, na sequência, será a vez do Rio.

Pelo cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a faixa por onde vai trafegar o 5G será liberada em todas as capitais até o fim do mês. As operadoras terão a obrigação de ativar o sinal em todas até o fim de setembro. Nas últimas semanas, entretanto, as teles têm ligado as suas antenas imediatamente após a liberação da faixa, como forma de realizar testes técnicos e propaganda do novo serviço entre os clientes. “O que temos no radar é que, até o fim deste mês, em pelo menos 25 capitais estará funcionando o 5G”, disse o ministro ontem, em entrevista coletiva à imprensa antes da abertura do Seminário 5G.BR, organizado pela pasta.

Algumas cidades, como Manaus e Belém, estão enfrentando dificuldades logísticas para a limpeza da faixa e, possivelmente, terão a ativação do 5G adiada por até 60 dias, conforme já sinalizou a Anatel. O ministro minimizou essa possibilidade, tratada como exceção. “As operadoras estão indo muito além

(na instalação de antenas) do que foi obrigatório no leilão das frequências”, disse.

Autor/Veículo: O Estado de S.Paulo
Compartilhe: