A maior petroleira do Brasil abre licitação para ampliar produção de diesel
A semana passada iniciou com novas oportunidades no mercado. A Petrobras, a maior petroleira do Brasil, lançou no dia 28 de junho, uma licitação internacional que visa contratar uma empresa para construção da nova unidade de hidrotratamento de diesel na maior refinaria de petróleo do país, a Refinaria de Paulínia (Replan), localizada no interior de São Paulo.
Com o investimento da Petrobras, a refinaria de Paulínea será capaz de produzir 100% de óleo diesel de baixo teor de enxofre (S-10). Além disso, a unidade também poderá aumentar sua produção de querosene de aviação (QAV).
“Com esse projeto, a Replan será capaz de produzir 100% de óleo diesel de baixo teor de enxofre (S-10) e aumentar a produção de querosene de aviação (QAV), visando o atendimento das especificações e quantidades demandadas pelo mercado futuro, de forma econômica, com segurança operacional e menores impactos ao meio ambiente”, diz a Petrobras em comunicado ao mercado.
A operação da nova unidade de hidrotratamento de diesel da maior refinaria do Brasil está prevista para ocorrer em 2025
A estatal informa ainda que a nova unidade de hidrotratamento de diesel (que ganhará o nome técnico de U-5283) terá capacidade de produzir 10 mil m³ de diesel S10 por dia.
O contrato que será concedido pela Petrobras para a vencedora da licitação será na modalidade EPC (engenharia, suprimento e construção). A entrada em operação está prevista para ocorrer em 2025, em linha com o Plano Estratégico 2021-2025.
Em linhas gerais, o processo de hidrotratamento consiste no tratamento de uma corrente de hidrocarbonetos na presença de hidrogênio e de um catalisador com a finalidade de modificar de remover as impurezas, visando especificar os produtos ou preparar essas correntes para outros processos de refino.
Inaugurada em maio de 1972, a Replan é a maior refinaria do Brasil em capacidade de processamento, com carga de 69.000 m³/dia de petróleo (equivalente a 434.000 bbl/dia), situada na cidade de Paulínia, a 118 km de São Paulo.