Notícias

Agência Internacional de Energia eleva projeção de demanda por petróleo e Opep corta sua previsão

A Agência Internacional de Energia (IEA, da sigla em inglês) elevou suas projeções de crescimento da demanda por petróleo em 2022 para 2,1 milhões de barris por dia. A agência também elevou suas projeções para a demanda total por petróleo em 2022 e 2023 em 500 mil barris por dia, para 99,7 milhões e 101,8 milhões de barris por dia, respectivamente.

Segundo a agência, as ondas de calor na Europa e a oferta escassa de gás natural, que segue caro, estão aumentando a demanda por petróleo, à medida que as usinas de energia procuram combustíveis alternativos para atender a demanda crescente por eletricidade, segundo informou a agência de notícias Dow Jones.

“O relatório mensal de petróleo da IEA está prevendo um crescimento mais forte da demanda por petróleo como resultado da troca de gás para petróleo incentivada pelo preço em alguns países”, afirma o analista sênior da Oanda, Craig Erlam.

Do outro lado, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) cortou sua projeção de demanda global de petróleo este ano em 260.000 barris para 100,03 milhões de barris por dia, citando o impacto da desaceleração das economias globais.

A organização também cortou a previsão de 2023 pela mesma quantidade para 102,72 milhões de barris por dia. Os dados sugerem que o cartel vê pouca necessidade no curto prazo de aumentar ainda mais sua produção, segundo a Dow Jones.

Ontem, o Departamento de Energia dos EUA (DoE, na sigla em inglês) divulgou que os estoques americanos de petróleo subiram 5,45 milhões de barris na semana encerrada no dia 5 de agosto. O movimento superou com folga a expectativa dos analistas consultados pelo “The Wall Street Journal”, de alta de 200 mil barris no período.

Os fluxos de petróleo da Rússia através do oleoduto Druzhba, que passa pela Ucrânia e fornece combustível para Hungria, Eslováquia e República Tcheca, voltou a funcionar após ser interrompido na semana passada por conta de sanções que proibiram o pagamento da taxa de transito.

Autor/Veículo: Valor Investe
Compartilhe: