Notícias

Anfavea prevê queda de 40% na venda de automóveis

08/06/2020 - A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) anunciou nesta sexta-feira que a produção de veículos caiu 90% em maio na comparação com o mesmo mês do ano anterior, devido aos impactos da pandemia do novo coronavírus. Foram fabricados 43.100 veículos e o resultado só não foi pior que em abril, quando foram produzidos 1,8 mil automóveis.
Com este cenário, a associação indica que o país terá o pior trimestre da história da indústria automobilística no país. E, com isso, a previsão do ano é que as vendas dos veículos no ano deva ter uma queda de 40% em 2020, na comparação com o ano anterior.- Mesmo com a melhora dos indicadores financeiras, estamos olhando o PIB, que pode cair 7%. Por isso levamos em conta este cenário para fazer nossas projeções - disse Luiz Carlos Moraes, Presidente da Anfavea.
No acumulado do ano, foram licenciados 676 mil veículos, queda de 33,7% em comparação com os primeiros cinco meses de 2019. A produção acumulada registra queda de 49,2% no acumulado do ano, chegando a 630,8 mil veículos, e as exportações caíram 44,9% de janeiro a maio deste ano na comparação com igual período de 2019, chegando a 100,1 mil veículos.
Moraes afirma que a volta do setor está sendo lento por causa da pandemia. Crítico da demora de ações do governo, ele afirma que é preciso apoio do governo, principalmente em empréstimos. Ele acredita que toda a cadeia - incluindo concessionárias - necessitavam de R$ 50 bilhões de apoio. Ele conta que as empresas têm R$ 25 bilhões a receber de créditos tributários e utilizar este valor com garantia de empréstimo ou de uma solução para garantir recursos para o setor.
- A necessidade do empréstimo é para ontem como a receita caiu a partir da segunda quinzena de março, o setor está tentando rolar desde então financiamentos, imagina com os fornecedores e concessionárias. Precisamos de uma solução em duas ou três semanas no máximo, pois senão será ruim para todos: pro setor, trabalhadores, governos e até para os bancos. È de um interesse para toda a sociedade - disse o presidente da Anfavea.

Autor/Veículo: O Globo
Compartilhe: