Notícias

Annel: conta de luz terá alta média de 5,6%

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que a tarifa de energia vai subir, em média, 5,6% em 2023. Dependendo da distribuidora, a tarifa pode variar de um aumento de cerca de 14,3% a uma redução média de 4,3%.

A estimativa foi apresentada pela diretoria do órgão regulador na quarta-feira a representantes do grupo responsável pela área de Minas e Energia do governo de transição. Na apresentação, a diretoria da agência não detalhou o reajuste projetado para cada empresa ou por classe de consumidor. Segundo a Aneel, os resultados dependem de premissas que podem ser alteradas até a homologação dos processos tarifários.

A diretoria colegiada também manifestou preocupação com o projeto de lei que amplia em 12 meses o prazo para assegurar os subsídios para novos projetos para o consumidor de baixa tensão que quer gerar a própria energia. A Aneel estima um impacto tarifário de R$ 25 bilhões até 2045. O texto chegou a ser incluído na pauta da Câmara de anteontem, mas a sessão foi encerrada sem discussão. •

Autor/Veículo: O Estado de S.Paulo
Compartilhe: