Notícias

ANP atualiza especificações do GLP

No início da semana (31/08), a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou atualização das normas que tratam da massa específica do gás LP, com o objetivo de facilitar a queima do gás em dias frios, visando atender às regiões mais frias do país.

Segundo o presidente da Abragás, José Luiz Rocha, na prática, essa mudança não afeta a revenda. “Já existia essa regra, mas foi ampliada para mais regiões. Comercialmente, não muda nada. É apenas para atender melhor as regiões mais frias do Brasil”, diz.

Mais 18 localidades dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais foram incluídas na Resolução 825/2020, que entra em vigor em 1º de março de 2021, que atualiza as especificações do GLP que estão em vigor há 15 anos.

“Na prática, trata-se da mistura dos gases butano (gás pesado) e propano (gás leve) para as regiões mais frias do Brasil. Entre os meses de maio, junho, julho e agosto, a mistura desses dois gases para essas regiões deve apresentar massa específica máxima de 550 Kg/m³ a 20°C, ou seja, o gás mais leve facilita a sua saída do botijão e melhora a queima”, explica Rocha.

Em nota oficial, a ANP diz que o ajuste da tabela de especificações “permite melhor acompanhamento dos componentes contidos no GLP, melhorando o controle de qualidade do produto a ser comercializado no território nacional, além de contribuir para a simplificação regulatória”.

Ainda, o novo regulamento prevê a realização do teste de mancha para análise de butano comercial e de sua mistura com o propano, com o objetivo de melhorar o controle de qualidade do gás do LP, o que é importante para segurança em caso de vazamento.

Autor/Veículo: Assessoria de Comunicação da Fecombustíveis
Compartilhe: