Notícias

ANP: Brasil produziu 3 mi de barris de petróleo por dia em novembro

A produção total de petróleo no Brasil foi de 3,095 milhões de barris diários (bbl/d) em novembro de 2022, informou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta terça-feira (3/1).

Os dados fazem parte do Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural divulgado pela entidade.

Ainda segundo a ANP, foram produzidos 140,38 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia (m³/d) em novembro do ano passado. O total da produção de petróleo e gás natural no período foi de 3,978 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d).

Com o resultado, a produção de petróleo no país registrou uma queda de 4,6% na comparação com o mês anterior. Já em relação a novembro de 2021, o aumento foi de 8,5%.

De acordo com os dados da ANP, a produção de gás natural recuou 5,6% em relação a outubro e avançou 2,8% na comparação com novembro do ano anterior.

Pré-sal

Segundo a ANP, as interrupções de produção em áreas do pré-sal foram responsáveis pela retração em novembro.

“A queda na produção de petróleo e gás foi motivada, principalmente, por paradas de produção programadas e não programadas nos FPSOs cidade de Ilhabela, cidade de Caraguatatuba e cidade de Mangaratiba, localizados no pré-sal”, informou a agência, em nota.

A produção no pré-sal foi de 2,964 milhões de barris de óleo equivalente por dia, o que corresponde a 74,5% da produção total brasileira.

Autor/Veículo: Metrópoles
Compartilhe: