Notícias

Após alta de 7,7% no PIB do terceiro trimestre, Guedes diz que economia está voltando em "V"

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira (3), após a divulgação dos números do Produto Interno Bruto (PIB) que revelaram alta de 7,7% no terceiro trimestre, que a economia brasileira está retomando em "V".

Guedes vem utilizando essa expressão para dizer que a economia experimentará uma forte retomada após um tombo intenso no nível de atividade causado pela pandemia de Covid-19.

Com o resultado do terceiro trimestre do PIB, o país saiu da chamada "recessão técnica".

Guedes admitiu, no entanto, que o crescimento do trimestre ficou abaixo do previsto pelo mercado (8,8%).

"A economia voltando, voltando em 'V' como nós dissemos antes. Houve revisões de trimestres anteriores, com um crescimento um pouquinho acima, e veio [um terceiro trimestre] abaixo do esperado. Mas o fato é que a economia está voltando em 'V,' realmente está voltando", declarou Guedes.
A expansão da economia foi recorde no terceiro trimestre, mas ainda insuficiente para recuperar as perdas vistas no ápice da pandemia. Em valores correntes, o PIB do terceiro trimestre totalizou R$ 1,891 trilhão.

Por meio de nota à imprensa, o Ministério da Economia avaliou que o "escudo de políticas sociais" que foi criado para amenizar os impactos econômicos e sociais da pandemia deve ser "desarmado".

Segundo a área econômica, o fim de auxílios governamentais abrirá espaço para a agenda de reformas estruturais e medidas de ajuste das contas públicas que, na visão da secretaria, são o "único meio para que a recuperação se mantenha "pujante".

"A forte recuperação da atividade, do emprego formal e do crédito neste semestre pavimentam o caminho para que a economia brasileira continue avançando no primeiro semestre de 2021 sem a necessidade de auxílios governamentais", acrescentou o Ministério da Economia.

Autor/Veículo: G1
Compartilhe: