Notícias

Aquisição da Biosev pela Raízen pode ser o início da consolidação no setor

Mesmo que crises econômicas possam sugerir um cenário propício para fusões e aquisições, com empresas mais saudáveis comprando suas concorrentes, é fato que nenhum player deseja ser vendido na bacia das almas. No entanto, a negociação de compra da Biosev, subsidiária do grupo americano Louis Dreyfus, pela Raízen é vista com otimismo no mercado e pode sinalizar um início de consolidação no setor de cana-de-açúcar.

Nesta quarta-feira, 09, a Biosev confirmou em fato relevante as tratativas preliminares com a Raízen, ressaltando que “não há qualquer acordo ou proposta vinculante acerca de potencial transação”. Já a Raízen, também por meio de fato relevante, afirmou que pode haver uma “potencial transação entre as companhias”.

Com o anúncio, as ações da Biosev na B3 fecharam em alta de 21,9%, refletindo o otimismo do mercado com o que pode ser a tábua de salvação da companhia.

No auge da pandemia, os preços do petróleo despencaram no mercado global e a demanda por combustíveis recuou de forma significativa. O setor de etanol chegou a pedir aumento da Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico (Cide) da gasolina como forma de minimizar os danos da crise econômica.

Paralelamente, as usinas vinham se recuperando de um cenário de excesso de oferta global de açúcar, o que pressionava ainda mais as margens do setor.

Autor/Veículo: Exame
Compartilhe: