Notícias

Assembleia de acionistas elege presidente e conselheiros da Petrobras nesta segunda

Os acionistas da Petrobras se reúnem nesta-segunda-feira em Assembleia Geral Extraordinária para escolher os novos integrantes dos Conselhos de Administração e Fiscal da estatal em meio a incertezas quanto ao futuro da empresa.

Na lista de questões a serem resolvidas estão a condução da política de preços de combustíveis, a continuidade da venda de ativos, os investimentos para além do pré-sal e a composição da nova diretoria. O encontro virtual começa nesta segunda-feira às 15h.

A crise na Petrobras começou em fevereiro, quando o presidente Jair Bolsonaro demitiu Roberto Castello Branco do comando da estatal, após o executivo autorizar o aumento dos preços da gasolina e do diesel. A medida desagradou os caminhoneiros, categoria que integra base de apoiadores do presidente.

Para o lugar de Castello Branco, Bolsonaro indicou o general Joaquim Silva e Luna, que já é alvo de um processo na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Na assembleia desta segunda-feira, os acionistas vão escolher oito novos membros para o Conselho de Administração. Como esses oito foram eleitos no ano passado pelo sistema de voto conjunto, quando um deles deixa o posto, todos os outros precisam ser reeleitos.

Na pauta da assembleia, os acionistas vão destituir formalmente Castello Branco, eleger esses oito membros via sistema de voto conjunto novamente e depois votar para escolher o presidente do Conselho da estatal.

Autor/Veículo: O Globo
Compartilhe: