Notícias

Associação de minoritários notifica comitê da Petrobras sobre nomeação de Paes de Andrade

A Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras (Anapetro) enviou nesta quinta-feira (23) ofício a conselheiros e membros do comitê de elegibilidade da companhia notificando-os sobre inconsistências para a nomeação de Caio Paes de Andrade à presidência da Petrobras.

A entidade recomendou que o nome do indicado ao cargo seja rejeitado, “visto o cenário de instabilidade que pode acarretar sua nomeação”.

Andrade foi indicado há um mês para suceder José Mauro Coelho na presidência da companhia. Depois de anunciar, na semana passada, reajuste de 5,18% nos preços da gasolina e de 14,26% sobre os preços do óleo diesel, pressões pela saída do executivo se intensificaram e Coelho renunciou na segunda-feira (20).

A associação, que reúne petroleiros que também são acionistas da companhia, afirmou, em comunicado, que caso o nome seja aprovado, “buscará os meios legais, tanto nos órgãos de controle, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), quanto no Poder Judiciário, para que a decisão seja revista”.

O currículo de Andrade será analisado na sexta-feira (24) pelo comitê de elegibilidade da estatal. Mais cedo, a representante dos empregados no conselho de administração da Petrobras, conselheira Rosângela Buzanelli, divulgou sua visão sobre a análise do currículo do indicado do governo para a presidência da Petrobras.

No entendimento dela, o currículo de Andrade esbarra em dois impeditivos para a nomeação ao cargo: experiência profissional e formação acadêmica.

“Os impactos financeiros negativos dessas trocas constantes e a tentativa de nomeação de pessoas não capacitadas, como parece ser o caso, demonstram que o governo quer interferir na gestão da empresa para depreciar ainda mais seus ativos colocados à venda”, disse o presidente da Anapetro, Mario Dal Zot.

Autor/Veículo: Valor Econômico
Compartilhe: