Notícias

Aumento de casos de covid exige medidas para frear pandemia, dizem especialistas

O aumento no número de pessoas contaminadas por coronavírus e da taxa de internações em vários Estados é preocupante e deveria servir de alerta para que ações sejam tomadas no sentido de frear a pandemia, afirmam especialistas.

“Estamos num cenário que chama muita atenção e reforça o cuidados que precisam ser tomados. A comunicação é um deles. O sinal atual deixa claro de que à medida que se relaxa o isolamento aumentam as infecções”, afirma Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A população pode ter interpretado a queda dos casos nos últimos meses como uma volta à normalidade, diz ele.

Embora prefira não opinar se medidas de isolamento mais rígidas deveriam tomadas, Gomes considera que, da mesma forma que o isolamento não é permanente, a flexibilização também não deveria ser. “O isolamento é uma decisão que leva em conta muitos dados, não só o aumento de casos, é uma conversa multissetorial que tem que ser feita de forma constante e com base em dados sólidos”. Para ler esta notícia, clique aqui.

Autor/Veículo: Valor Econômico
Compartilhe: