Notícias

Aumento na produção de gasolina e gás de cozinha faz Replan registrar maior volume de derivados

Com aumento na produção de produtos como gasolina e gás de cozinha (GLP), a Refinaria de Paulínia (Replan), a maior da Petrobras, registrou em setembro o maior volume de derivados de petróleo produzidos pela planta no ano e melhor marca para o mês desde 2016.

Dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que foram produzidos 1.895.882 metros cúbicos (m³) de derivados em setembro, pouco acima dos 1.889.314 m³ de agosto, melhor marca anterior em 2020 [veja gráfico abaixo].

Após uma queda na produção de derivados no início do ano, pelo impacto da pandemia do novo coronavírus, a refinaria em Paulínia acumula a quinta alta seguida. Desde junho, a planta opera com 100% de sua capacidade, após a retomada de operação mais duas unidades de produção.

Em agosto, a Replan registrou o maior volume de petróleo refinado - não de derivados produzidos - para um mês desde 2015.

Na ocasião, a companhia destacou que o aumento nos volumes de refino e produção de derivados estão relacionados com a flexibilização da quarentena e a retomada das atividades econômicas no Brasil.

"A Replan tem capacidade para processar 69.000 metros cúbicos (m3) de petróleo por dia. Atualmente o mercado encontra-se em retomada de crescimento e consequentemente elevando as demandas por derivados de petróleo", destacou a Petrobras no início do mês.

Derivados
Na Replan são produzidos derivados como gasolina, diesel, querosene de aviação, gás liquefeito de petróleo (GLP), óleo combustível, asfalto e bunker, entre outros.

Autor/Veículo: G1
Compartilhe: