Notícias

Bancos vão deixar de oferecer DOC e TEC

Após 39 anos de existência, o Documento de Ordem de Crédito (DOC) deixará de ser oferecido pelos bancos até 29 de fevereiro de 2024. Também será extinta a Transferência Especial de Crédito (TEC), feita exclusivamente por empresas para pagar benefícios aos funcionários. Ambas as operações são cobradas pelos bancos, sendo que cada um define as taxas praticadas ou a inclusão de uma determinada quantidade de operações em pacotes mensais de conta corrente.

De acordo com a entidade, a extinção das duas modalidades se dá pela queda na utilização e também pelo menor custo-benefício aos clientes. Atualmente, segundo a Febraban, instituição que reúne os bancos, sistemas como o da Transferência Eletrônica Disponível (TED) e o do Pix apresentam maior rapidez e conveniência.

QUEDA. Levantamento da Febraban com base nos dados do Banco Central aponta que em 2022 foram realizados 59 milhões de transações por meio do DOC, apenas 3,7% do total registrado no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Ficou atrás inclusive dos cheques, utilizados em 202,8 milhões de operações.

A TED, que continuará funcionando, teve 1,01 bilhão de operações; e o Pix, o meio de pagamento mais utilizado do País, 24 bilhões. •

Autor/Veículo: O Estado de S.Paulo
Compartilhe: