Notícias

BC projeta queda do PIB de 6,4% para 2020

Mesmo com uma projeção de que a economia terá o pior desempenho em mais de um século, o Banco Central tentou ontem passar uma mensagem otimista sobre o comportamento da atividade econômica neste ano. A autoridade monetária projetou uma queda de 6,4% para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro neste ano, mas destacou que esse cenário, embora hoje mais provável, tem viés de melhora. Ou seja, o tombo do país pode ser menor do que o esperado.

O tom otimista é curioso porque aponta para uma projeção novamente defasada, embora na direção contrária do que ocorreu no Relatório Trimestral de Inflação (RTI) passado, de março. Na ocasião, a estimativa era de estabilidade no PIB brasileiro, mas o próprio BC reconhecia que o número seria bem pior do que estava projetado, porque naquele momento estava apenas no início a crise do coronavírus no Brasil.
Outro ponto que chama atenção é que o número do BC é pior do que os 4,7% previstos pelo Ministério da Economia, mas muito melhor do que os divulgados por organismos internacionais. para ler esta notícia, clique aqui.

Autor/Veículo: Valor Econômico
Compartilhe: