Notícias

Biden pode dar primeiros passos rápidos na longa estrada da política climática

Joe Biden prometeu medidas abrangentes para tornar a economia dos Estados Unidos neutra em carbono até 2050, para colocar o país em um caminho de reduções profundas das emissões, conforme cientistas dizem ser necessário para evitar os piores impactos das mudanças climáticas.
A agenda para reverter o legado do presidente Donald Trump de desregulamentação climática provavelmente começaria com algumas vitórias fáceis, como voltar ao Acordo de Paris, mas pode se tornar mais complexa à medida que seu governo se aventure a regulamentar as emissões líquidas de gases de efeito estufa para zero.

Retorno ao acordo de Paris Logo após a posse em 20 de janeiro, Biden provavelmente voltará a aderir ao Acordo de Paris de 2015 sobre mudanças climáticas, o qual Donald Trump deixou dizendo que era muito caro.

Embora Biden tenha prometido na campanha comprometer os EUA com emissões líquidas zero até 2050, voltar a aderir ao pacto de Paris o colocará sob pressão para definir uma meta de curto prazo de redução das emissões até 2030.

Biden disse que quer fazer um esforço diplomático para persuadir a China, o maior emissor mundial de gases do efeito estufa, a parar de financiar usinas de carvão por meio de sua iniciativa "Belt and Road". Para ler esta notícia, clique aqui.

Autor/Veículo: UOL
Compartilhe: