Notícias

BMW vai investir R$ 500 milhões em fábrica de SC para produzir novas gerações das linhas

A BMW anunciou nesta quinta-feira que vai investir cerca de R$ 500 milhões na sua fábrica em Araquari (SC) até 2024 para que possa produzir novos modelos dos carros de luxo das linhas X3 e X4 para o mercado local. Ainda não há, no entanto, previsão para a produção de veículos elétricos no Brasil.

Serão produzidas na planta catarinense todas as versões a combustão das duas linhas, o que inclui os novos X3 M40i, o X4 xDrive 30i M Sport e o X4 M40i que, segundo a montadora, é o veículo mais potente e tecnológico feito no Brasil, com 387 cv de potência. A previsão é que os novos modelos cheguem ao país em até seis meses após o lançamento na Europa.

De acordo com o presidente do BMW Group para a América Latina, Alexander Wehr, o aporte ainda prevê a incorporação de um modelo de veículo inédito à planta, que ainda será anunciado globalmente pela matriz da multinacional, na Alemanha. O executivo não deu mais detalhes sobre o assunto.

O montante também será aplicado na equipe de engenharia da indústria no Brasil, que deverá ampliar sua participação no desenvolvimento de softwares e aplicativos para os veículos da BMW no mundo. A equipe já participou do desenvolvimento de gadgets que permitem, por exemplo, que o dono do veículo destrave o carro a partir do celular.

A fábrica da BMW em Araquari não deve receber ainda investimentos para produção de veículos híbridos ou elétricos, o que destoa da tendência global do segmento de veículos e dos planos de longo prazo da própria BMW para suas operações internacionais.

— A produção segue o mercado. Sempre olhamos para a demanda, analisamos se pode ser uma possibilidade (produzir carros híbridos ou elétricos no Brasil). A nossa planta é muito flexível para produzir carros de qualquer tipo de sistema de propulsão demandado pelo mercado, mas não temos isso confirmado ainda, não sabemos quando acontecerá no Brasil — afirmou Aksel Krieger, presidente da BMW no Brasil.

Inaugurada em 2014, a fábrica de Araquari tem sua produção destinada essencialmente ao mercado local, apesar de já ter exportado no passado veículos aos Estados Unidos, por exemplo. Atualmente, a planta faz os modelos BMW Série 3, BMW X1, BMW X3 e BMW X4.

A previsão é de que no ano que vem, a produção seja de aproximadamente 10 mil veículos na fábrica, segundo executivos da empresa.

Os preços dos veículos, que no Brasil subiram mais de 25% no último ano devido à inflação local e também à escassez global de semicondutores em meio à pandemia, devem se manter estáveis em 2022, de acordo com Alexander Wehr.

— Também somos afetados, mas menos do que nossos principais competidores. Somos otimistas, (...) sempre foi nossa política garantir dois, três ou quatro fornecedores. Em termos absolutos, vamos produzir mais veículos do que havíamos planejado no início do ano, no Brasil aumentamos em 10% o que tinhamos planejado — disse o presidente da BMW para a América Latina.

Apesar do investimento, a multinacional não pretende contratar mais no país, pelo menos não por enquanto. Dos cerca de 1.000 funcionários da BMW no Brasil, 700 estão ligados à fábrica em Santa Catarina. A empresa ainda mantém uma fábrica de motos em Manaus, a única planta a fabricar motocicletas da macra fora da Alemanha, e escritórios em São Paulo.

Autor/Veículo: O Globo
Compartilhe: