Notícias

BR Distribuidora entra para o mercado de comercialização de eletricidade

A BR Distribuidora (BRDT3) está expandindo sua área de atuação para além da distribuição de combustíveis, entrando para o segmento de comercialização de energia elétrica.

Ela anunciou nesta quinta-feira (26) que fechou um acordo para adquirir 70% de participação na comercializadora Targus Energia por R$ 62,1 milhões.

O contrato prevê o pagamento do valor ao longo dos próximos quatro anos. Ele possui ainda uma cláusula estipulando novos desembolsos, a depender do atingimento de metas, e uma opção para adquirir os 30% restantes.

Uma comercializadora atua como intermediária entre geradores e consumidores de energia no chamado mercado livre, ambiente em que a eletricidade pode ser negociada livremente. Ela atua para ajudar no fechamento de contratos.

O mercado livre representa atualmente pouco mais de 30% do consumo energético do País. A maioria de nós está no chamado mercado cativo, em que a eletricidade é vendida por uma única distribuidora a um preço fixo.

Objetivos
Segundo a BR Distribuidora, a compra da Targus complementa seu portfólio atual de produtos, oferecendo o serviço de compra e venda de energia a seus clientes, além de permitir a captura de novos consumidores.

“Esta decisão está alinhada à nossa iniciativa de gestão de portfólio, visando a captura de valor e abertura de novas opções de crescimento, permitindo que a BR ofereça, dentro de suas competências, a energia que a sociedade demandar, da forma como ela escolher”, diz trecho do comunicado.

Fundada em 2017, a Targus Energia possui cerca de 200 unidades consumidoras em sua carteira, tendo negociado 3,9 mil gigawatts-hora (GWh) em 2019, obtendo um faturamento próximo de R$ 900 milhões.

A operação ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), além de estar sujeita ao cumprimento de certas condições precedentes.

Autor/Veículo: Seu Dinheiro 
Compartilhe: