Notícias

Brasil será peça-chave na perfuração de poços de petróleo e gás natural em 2023

A companhia realizou uma projeção quanto ao futuro do setor de petróleo e gás natural no ano de 2023. O Brasil e a América do Sul serão destaques na perfuração de novos poços para a exploração dos combustíveis, afirma Westwood Energy.

O setor de petróleo e gás natural global deve continuar em uma crescente expansão ao longo do ano de 2023. A companhia Westwood Energy está projetando nesta quinta-feira, (19/01), um forte destaque na América do Sul quanto à perfuração de novos poços. A previsão é de que a Bacia Suriname-Guiana e offshore no Brasil sejam as peças-chave para a expansão do setor ao longo dos próximos meses.

Setor mundial de petróleo e gás natural vai assistir à perfuração de 75 a 85 poços de alto impacto em 2023, destaca Westwood Energy

O ano de 2023 mal começou e já está gerando discussões sobre a expansão do setor de petróleo e gás natural no mercado global.

A companhia Westwood Energy está com previsões otimistas para a perfuração de novos poços nos próximos meses. Segundo ela, o mercado assistirá à abertura de até 85 novos poços de alto impacto no ano.

O número está em linha com o que foi registrado entre 2020 e 2022. No ano de 2022, segundo a companhia, foram perfurados 81 poços considerados de alto impacto.

Além disso, a empresa está projetando um grande destaque para a América do Sul, em especial o Brasil, principalmente nas áreas da Bacia Suriname-Guiana e offshore no território nacional.

Para o futuro da perfuração de poços no mercado nacional, os destaques apontados pela Westwood Energy são Morpho (operado pela Petrobrás na Bacia da Foz do Amazonas) e Ubaia (operado pela TotalEnergies na Bacia de Campos).

A Westwood também afirma que a Argentina verá seu primeiro poço em águas profundas sendo perfurado em 2023.

Já na América do Norte, a atividade no setor de petróleo e gás natural deverá voltar a se reerguer. Em 2022, houve apenas a perfuração de nove poços de alto impacto na região, marcando um período calmo no setor.

A Westwood Energy espera ainda que a África veja poços na emergente Bacia de Orange na costa da Namíbia, bem como testes de fronteira na costa de Marrocos, Gabão e Moçambique.

O Mediterrâneo Oriental continuará crescendo em 2023, com a perfuração de cinco novos poços de alto impacto no ramo de petróleo e gás natural.

Atividade de perfuração de poços de óleo e gás natural permaneceu estável nos últimos dois anos

A Westwood Energy está esperando um crescimento expressivo das operações de perfuração de poços em 2023, após dois anos anteriores estáveis no setor.

A perfuração de alto impacto em 2022 permaneceu em um nível semelhante ao de 2021, com a conclusão de 81 poços de alto impacto.

O ano ainda foi marcado por grandes descobertas no setor de petróleo e gás natural, como as feitas na Guiana e uma no Suriname, que representaram aproximadamente 21% do total de recursos descobertos.

Já a perfuração de exploração em fronteira permaneceu baixa no ano, com apenas 19 poços concluídos em 2022. A taxa de sucesso comercial em plays emergentes aumentou de 28% em 2021 para 46% em 2022, na maioria impulsionada pelo melhor desempenho no Suriname-Guiana.

Em relação à taxa de sucesso em plays de maturação, ela caiu de 36% em 2021 para 30% em 2022. As empresas que se destacaram no segmento de perfuração em poços em 2022 foram as CNOOC, Exxon e Hess.

Agora, a Westwood Energy espera um ano promissor quanto às operações de perfuração de poços no setor de petróleo e gás natural.

Autor/Veículo: Click Petróleo e Gás
Compartilhe: