Notícias

Caminhoneiros autônomos decidem pelo fim da greve no Porto de Santos

Os caminhoneiros autônomos que atuam no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, decidiram, durante uma assembleia, encerrar a greve que completaria um semana nesta segunda-feira (8). Entre as reivindicações da classe, estava a revisão do preço mínimo do frete.

A assembleia foi realizada na sede do Sindicato dos Operadores e Trabalhadores Portuários (Sintraport) de Santos, e contou com dezenas de caminhoneiros e representantes de 68 transportadoras de todo o Brasil. Durante quatro horas, além da questão do frete, também foi discutida a revisão da política de preços de combustíveis da Petrobras, e o retorno da aposentadoria especial da categoria, a partir de 25 anos de serviço.

Desde 1º de novembro, os caminhoneiros estavam concentrados na área do bairro Alemoa, um dos principais acessos ao Porto de Santos, mas sem impedir o acesso de veículos. Um efetivo de 200 policiais federais chegou a ser enviado para a região a fim de garantir a fluidez do transporte de cargas nas áreas portuárias.

Na assembleia, foi firmado um acordo comercial que garante o piso mínimo de frente com mais 10% de aumento. "Nosso corpo jurídico traçou a estratégia, as transportadoras acordaram e assinaram. Em dezembro, sentamos para aplicar 20% da referência mínima", explica o presidente do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam), Luciano Santos de Carvalho.

Ainda segundo Carvalho, sobre a questão do retorno da aposentaria, o Ministério da Infraestrutura se comprometeu a direcionar a pauta para a pasta competente. Em relação ao preço dos combustíveis, Luciano esclareceu que, como se trata de um assunto nacional, a pauta não foi debatida, já que os caminhoneiro de outras regiões não aderiram à grave. "Fomos em cima do que precisamos, que é um frete justo", afirma. Após a decisão, os caminhoneiros voltam a operar no Posto de Santos já na noite dessa segunda-feira.

Em nota, a Santos Port Authority (SPA) informou que o tráfego fluiu normalmente na área portuária durante o período de greve, sem retenção ao tráfego ou concentração de caminhões parados, e que a região contou com a ação da polícias Militar, Federal e Rodoviária Federal, além da Guarda Portuária, para garantir a fluidez das cargas.

Autor/Veículo: G1
Compartilhe: