Notícias

Comitê científico quer endurecer quarentena em São Paulo e enviará proposta a Doria

Integrantes do Comitê de Contingência da Covid-19 em São Paulo trabalham na montagem de um novo modelo de classificação de fases para a abertura da economia paulista. A nova estrutura deve ser entregue ao governador João Doria (PSDB) na próxima semana.

Segundo integrantes do grupo, ouvidos pela reportagem do GLOBO, o modelo atual de classificação das regiões do estado está "frouxo" frente ao avanço da doença. A ideia, explicam, é recalibrar o plano em vigor, fazendo com que ele fique "mais sensível para fechar mais".

— O modelo atual foi desenhado em um período de estabilidade para ter reabertura econômica, e não se mostra 100% bom para quando precisamos fechar mais. Discute-se calibrar o plano, mas estamos em reuniões constantes para criar um modelo específico. A certeza que temos é que devemos apertar a quarentena — disse um dos integrantes do Comitê, formado por médicos, cientistas e professores.

A coletiva de imprensa desta quinta-feira, explica, deve anunciar, além dos dados de eficácia da CoronaVac, o recuo de algumas regiões do interior do estado para a fase laranja, mais restritiva. Hoje grande parte do estado está na fase amarela, um pouco mais amena. Como a proposta de apertar os indicadores só deve ser entregue ao governador na próxima semana, os resultados só poderão ser observados nos dados em uma próxima reclassificação, caso seja aceito pelo governador.

— A reclassificação de hoje haverá, mas no mesmo molde do plano atual em vigor. O que vamos propor é um plano alternativo. A nossa esperança é que isso contenha um pouco a doença até que a vacina chegue — disse um dos integrantes do Comitê.

O movimento não acontece apenas em São Paulo. Na última quarta-feira, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), anunciou que o comércio da capital mineira será fechado na próxima segunda-feira, 11. Apenas os serviços essenciais serão mantidos. A decisão foi tomada pela alta de casos de Covid-19 na cidade.

Novos critérios
Todo o estado de São Paulo está atualmente na fase amarela do plano de retomada econômica, ou seja, a terceira no quesito gravidade da situação da pandemia. Isso significa que shoppings, comércios, bares e restaurantes só podem atender com 40% da capacidade.

Além disso, há também restrição de horários. Todas as atividades precisam respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 metro, e eventos com público de pé estão proibidos. A exceção é a região de Presidente Prudente, que está na fase vermelha, considerada mais rígida.

Entre as novas propostas do Centro de Contingência, está a diminuição de critérios para avançar de uma fase à outra, aumentar restrições de cada fase e diminuir a periodicidade das avaliações. O novo cálculo dos indicadores fará com que os avanços sejam menos flexíveis.

Autor/Veículo: O Globo
Compartilhe: