Notícias

Confiança do Comércio sobe em agosto, com melhora das expectativas, diz FGV


O Índice de Confiança do Comércio (Icom) calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) subiu 4,3 pontos em agosto, ao passar de 95,1 pontos para 99,4 pontos.

Na métrica de médias móveis trimestrais, o indicador subiu 2 pontos, no sexto resultado positivo consecutivo.

“A confiança do comércio voltou a subir em agosto. Ao contrário do que vinha ocorrendo em meses anteriores, a alta desse mês foi toda influenciada pela melhora das expectativas. A desaceleração da inflação, medidas de estímulo do governo e melhora da confiança do consumidor contribuem no ânimo dos empresários do setor com os próximos meses. Contudo, embora mais otimistas, isso não tem se refletido nas avaliações sobre o presente, já que pelo segundo mês consecutivo os indicadores que medem a demanda seguem em queda. Para os próximos meses ainda é possível imaginar resultados positivos, mas é necessária cautela considerando o ambiente macroeconômico ainda frágil e com alguma oscilação devido à proximidade das eleições ”, avalia Rodolpho Tobler, economista do FGV Ibre, em comentário no relatório.
Em agosto, houve alta em cinco dos seis principais segmentos do setor. A alta de agosto foi influenciada pela melhora do Índice de Expectativas (IE-COM), que aumentou 9,7 pontos, passando de 84,8 pontos para 94,5 pontos. Já o Índice de Situação Atual (ISA-COM) recuou pelo segundo mês consecutivo, com perda de 1,4 ponto, para 104,2 pontos.
Com isso, a diferença entre o nível das duas séries vem se reduzindo, mas com o ISA em patamar superior ao IE e acima do nível neutro. O IE-COM volta a se aproximar do nível neutro de 100 pontos o que não acontecia desde antes do início da pandemia.
“O maior desafio agora é a manutenção do resultado positivo das expectativas e que isso acabe se confirmando em melhora na percepção da demanda dos empresários nos próximos meses”, completa Tobler.
A sondagem coletou informações de 780 empresas entre os dias 1º e 26 de agosto. A próxima Sondagem do Comércio será divulgada em 29 de setembro. Para ler esta notícia, clique aqui.

Autor/Veículo: Valor Econômico
Compartilhe: