Notícias

Diesel e gasolina recuam nas bombas após cortes da Petrobras, diz ValeCard

Os preços de diesel, gasolina e etanol recuaram nos postos do Brasil na quarta semana de maio, após cortes realizados pela Petrobras (PETR4) na venda de seus produtos nas refinarias, apontou levantamento da ValeCard, empresa especializada em soluções de gestão de frotas.

O preço médio do litro do diesel S-10, o mais usado no Brasil, recuou 3,67% nos postos entre 22 e 28 de maio versus a semana anterior, para 5,427 reais o litro, segundo o levantamento, feito com base em transações realizadas em mais de 25 mil estabelecimentos em todos os Estados do país.

O valor médio da gasolina nos postos, por sua vez, caiu 3,26% na semana passada em comparação com a semana anterior para 5,463 reais o litro.

A Petrobras anunciou neste mês uma nova estratégia comercial, que deixou de seguir a paridade de preços de importação e buscará menos volatilidade.

A gasolina vendida nas refinarias da Petrobras foi reduzida em 0,40 real o litro, ou 12,6%, e o diesel teve um corte de 0,44 real o litro, ou quase 13%, informou a empresa na ocasião.

“A partir da nova política de preços divulgada pela Petrobras, seguimos com queda no diesel devido ao repasse do varejo dos preços praticados pelas refinarias”, disse Brendon Rodrigues, Head de inovação e portfólio na ValeCard.

No caso da gasolina, foi a terceira semana consecutiva de queda, também sob influência de um recuo do preço do etanol anidro nas usinas produtoras, segundo Rodrigues.

O especialista alertou ainda que, nas próximas semanas, os consumidores poderão lidar com uma variação nos preços, pois a partir de 1º de junho haverá um aumento no valor do ICMS sobre a gasolina e o etanol.

A ValeCard citou que, segundo o indicador CEPEA/ESALQ, o preço do etanol anidro, que compõe 27% da gasolina comum vendida no Brasil, nas usinas produtoras de São Paulo caiu 13,58% desde o dia 1º de maio.

Já o preço médio do etanol hidratado, concorrente direto da gasolina nas bombas, sofreu um recuo de 3,49% na quarta semana de maio, ante a semana anterior, a 3,894 reais o litro.

“Essa foi a terceira semana seguida de queda nos preços do etanol hidratado, o que se explica pelo repasse gradual da redução desse combustível nas usinas produtoras”, disse Rodrigues. “Entre os dias 1º e 19 de maio, as usinas produtoras de São Paulo reduziram em 17,93% o preço do litro de etanol hidratado”.

Os dados, segundo a ValeCard, são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq e mostram que os preços do etanol hidratado nas usinas de SP mantiveram-se em queda nas três primeiras semanas de maio. Entretanto, na última semana houve um aumento de 2,69%.(Reuters)

Autor/Veículo: Money Times
Compartilhe: