Notícias

eFuel: gasolina sem petróleo pode ser alternativa aos altos preços dos combustíveis

Uma nova gasolina já está sendo fabricada e testada para não depender dos recursos do petróleo e o preço baseado na cotação internacional do petróleo no mercado. A marca Porsche está investindo na fabricação de uma gasolina sustentável e ecológica, sem petróleo.

O novo combustível é conhecido como eFuel ou gasolina sintética, e é feita a partir do hidrogênio e o dióxido de carbono. A gasolina também é armazenada na forma líquida e funciona nos motores convencionais. A Porsche não é a única marca a investir neste novo produto. A Audi e a Bosch também estão investindo na gasolina ecológica.

A Porsche produz a nova gasolina em parceria com a empresa chilena HIF (Highly Innovative Fuels) em Punta Arenas, no Chile. “O potencial dos eFuels é muito grande. Hoje existem mais de 1,3 bilhão de veículos a combustão em todo o mundo. Muitos deles estarão na estrada nas próximas décadas”, disse Michael Steiner, membro do Conselho de Administração para Desenvolvimento e Pesquisa da Porsche AG.

De acordo com a CNN Brasil, a nova gasolina emite 90% menos CO2 para a atmosfera se comparado com os combustíveis de origem fóssil e a previsão da empresa é fabricar 55 milhões de litros de e-gasoline por ano até 2025, e 550 milhões de litros por ano até 2027.

Apesar de ter a perspectiva de ser mais barato do que a gasolina atual, o eFuel ainda tem o desafio de reduzir o custo de produção, já que necessita da eletricidade para separar o hidrogênio da água e isso ainda tem um alto custo.

Autor/Veículo: O Estado de São Paulo
Compartilhe: