Notícias

Elétricos deverão custar o mesmo que os carros a gasolina em breve

O preço é um dos maiores desafios atuais para a popularização dos carros elétricos, mas eles deverão custar o mesmo que os modelos a combustão em breve. Essa é a expectativa do CEO da Volvo.

Jim Rowan acredita que essa paridade de preços deve acontecer até 2025. E isso sem que as montadoras precisem contar tanto com o apoio de governos.

Avanços tecnológicos “barateando” os elétricos

O CEO da Volvo aponta para os avanços na tecnologia sendo ponto essencial para a redução dos custos com a bateria dos elétricos, item que norteia os altos preços dos veículos. “A tecnologia aumentará o alcance. Menos baterias, mas mais alcance, com menor custo – chegaremos lá”, disse Rowan em uma entrevista ao jornal Automotive News.

Uma possível razão para o otimismo do executivo vem de quem fornece baterias para a montadora. A chinesa CATL alcançou uma liderança global em acessibilidade de baterias a 131 dólares por quilowatt-hora. A Volvo quer reduzir esse valor para apenas 100 dólares até 2026. Um movimento que é visto como parte estratégica da montadora sueca para enfrentar concorrentes como Audi, BMW, Mercedes-Benz e, até certo ponto, Tesla.

Na parte de popularização dos elétricos, pelo menos nos Estados Unidos, Rowan lembrou dos 1,5 bilhão de dólares que o governo Biden liberou em financiamento para instalação de carregadores ao longo de cerca de 120.000 quilômetros de rodovias no país. Para os próximos cinco anos, um total de 5 bilhões de dólares deverão ser destinados para essa expansão de estações de carregamento nos estados norte-americanos.

Autor/Veículo: Olhar Digital
Compartilhe: