Notícias

Em post, Bolsonaro culpa desvios na Petrobras por preço do combustível

O presidente Jair Bolsonaro (PL) dedicou o primeiro post de 2022 a fazer comentários sobre a Petrobras. Em publicação feita no início da manhã deste sábado (1º/1), o mandatário afirmou que a companhia estatal “vem se recuperando de desmandos e desvios praticados num passado bastante recente, mas que ainda refletem nos preços dos combustíveis de hoje”.

Na publicação, Bolsonaro disse ainda que a dívida da petroleira caiu em 2021, acompanhada por uma recuperação bilionária decorrente de acordos de leniência e delações premiadas. “Prova inconsteste da corrupção existente na empresa”, escreveu.

Na sequência, Bolsonaro discutiu com usuários sobre o assunto em comentários feitos na publicação e, sem citar nomes, criticou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ao longo do terceiro ano de mandato, Bolsonaro foi cobrado pelos altos preços dos combustíveis no país, que atingiram recordes em todos os estados.
Pressionado pelas seguidas altas, ele ameaçou alterar a política de preços, que são atrelados ao câmbio e ao valor do barril de petróleo no mercado internacional, mas recuou frente à reação negativa do mercado financeiro.

Em outro movimento, ao perceber que os altos preços da gasolina e do botijão de gás contribuíram sobremaneira para a redução de sua popularidade, o chefe do Executivo comentou que o governo federal estaria pensando em privatizar a estatal.

“Quando o preço aumenta nos Estados Unidos, culpam o Joe Biden ou Trump; aqui culpam a mim. Eu não tenho como interferir no preço da Petrobras. Se eu interferir, vou responder por crime, eu e o presidente da Petrobras. A gente quer resolver o problema, mas não queremos o problema pra nós também. O ideal é ficar livre da Petrobras, privatizá-la pra muitas empresas”, afirmou Bolsonaro em novembro.

Autor/Veículo: Metrópoles
Compartilhe: