Notícias

Energia solar será combustível para o Hidrogênio Verde no Brasil

E vamos em frente porque foguete não tem ré! O hidrogênio é um dos principais combustíveis para levar foguetes ao espaço e está ganhando ainda mais espaço no cenário mundial. Afinal, o hidrogênio verde, o “combustível do futuro” produzido a partir de energia solar e eólica, é uma fonte renovável de energia. Além disso, ele está conquistando preços atrativos, competitivos com os da gasolina, o que vai estimular a transição energética.

Sendo assim, muitos especialistas estão apontando o hidrogênio verde como o próximo combustível mundial. Ou seja, eles projetam que esse pode se tornar a principal fonte de energia da sociedade. Sabe o que é mais interessante? Esse combustível gera até 3 vezes mais energia do que os outros tipos de combustíveis fósseis, além de não poluir o meio ambiente. Entenda como a energia solar vai expandir esse mercado.

O Hidrogênio verde é obtido a partir da energia solar e pode expandir o mercado nacional devido à potência instalada

O hidrogênio verde é obtido a partir de um processo conhecido pelo nome de eletrólise. Em outras palavras, o processo separa o hidrogênio do oxigênio por meio de água e eletricidade. Dessa forma, você pode ter uma imensa produção de energia sem ter a queima de qualquer tipo de combustível fóssil. Além disso, o hidrogênio tem custos competitivos em relação à gasolina, o que é muito atrativo.

Nosso país tem imensos reservatórios para armazenar energia produzida e também conta com uma potência instalada de 20.250 MW em energia solar. Isso significa que temos tudo para nos tornarmos um dos maiores nomes no mundo como produtores de hidrogênio verde. Sendo assim, poderemos expandir as exportações e prosperar com desenvolvimento econômico.

Baixo custo do hidrogênio verde pode estimular produção e exportação no mundo, devido ao grande potencial de energia

O baixo custo do hidrogênio verde, ou do “combustível do futuro”, é um ponto que chama muito a atenção de investidores e dos países. Atualmente, especialistas apontam que o custo de produção estará entre US$ 1,20 e US$ 1,40/kg até 2030.

Sendo assim, podemos ter uma fonte renovável de energia que vai estimular a transição energética. Afinal, os valores de produção e distribuição acabam sendo competitivos aos preços exercidos hoje para venda da gasolina. Ou seja, teremos um novo combustível que não polui, mas que tem um preço tão ou mais favorável que o da gasolina.

Produção ainda é em pequena escala, mas deve atingir patamares interessantes nos próximos 5 anos, apontam especialistas da STI Norland

O hidrogênio verde é uma grande promessa, mas ainda produzido em pequena escala. Todavia, alguns especialistas, inclusive da equipe técnica da STI Norland, uma das maiores produtoras de trackers para energia solar, apontam que em 5 anos veremos muito progresso. Esse progresso será movido pelo interesse constante na transição energética no mundo.

“A ideia de substituir combustíveis fósseis pelo Hidrogênio Verde é, de fato, uma aposta promissora. Temos observado uma atenção especial sobre o tema mundialmente e, consequentemente, uma abertura do mercado para investimentos nesse sentido. O Brasil já sai em vantagem pela alta geração de energia proveniente de energias renováveis, com destaque para a matriz solar que está em plena expansão e alcançando patamares cada vez mais elevados em geração de energia”. - Javier Reclusa, CEO da STI Norland (2022)

Ou seja, o que temos para os próximos anos é otimismo de ser um dos principais países exportadores de hidrogênio verde no mundo.

Autor/Veículo: Click Petróleo e Gás
Compartilhe: