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Expopetro começa com workshop sobre produção de combustível e tecnologia para definir preços

Iniciado nesta quinta-feira (22), o 21° Congresso de Revendedores de Combustíveis da Região Sul – Expopetro 2022, realizado em Porto Alegre, teve como primeira atividade um workshop sobre produção e tecnologia digital. Para começar, quem falou ao público foi Marcelo Gauto, analista de Inteligência de Mercado da Petrobras. Em formato de videoconferência, o especialista trouxe dados sobre produção e refino no Brasil. Segundo ele, juntos, gasolina e diesel representam mais de 60% do petróleo que é refinado, refletindo diretamente no trabalho das revendas. Outro ponto levantado pelo especialista foi a transição energética para veículos elétricos e híbridos (motores elétrico e a combustão). “O País chegou a uma frota de 100 mil veículos destes perfis e, mais do que um risco aos postos de combustíveis, esta tendência pode representar mais oportunidades a partir do desenvolvimento de serviços para os consumidores finais”, explica.

Tecnologia de dados para definir preço na bomba
A segunda parte do workshop abordou a lucratividade dos postos de combustíveis por meio da precificação com o uso da inteligência artificial. O palestrante foi Bernardo Queiroz, fundador e CRO da Aprix, startup focada em ciências de dados para diferentes setores da economia, incluindo o de combustíveis. De acordo com Queiroz, estudos indicam que o lucro de uma revenda está mais ligado ao aumento de preço do que à redução de custo operacional, muito por causa da necessidade das pessoas em abastecer continuamente seus veículos. Porém, devido à dinâmica de mercado, para precificar o produto é preciso considerar aspectos variados, tal como a concorrência. “Por isso é importante contar com a tecnologia digital, através de softwares de dados que atuam como aliados do revendedor”, informa.

O evento segue nesta sexta-feira (23), no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, em Porto Alegre (RS).

Autor/Veículo: Assessoria de Comunicação do Sulpetro
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