Notícias

Expopetro recebe vice-presidente da República

Com a participação de mais de mil pessoas entre expositores e visitantes, começou nesta quinta-feira (22), o 21° Congresso de Revendedores de Combustíveis da Região Sul - Expopetro 2022 - no BarraShoppingSul, em Porto Alegre.

Realizado pelo Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do Estado do Rio Grande do Sul (Sulpetro) e parceiros, o evento teve em sua cerimônia de abertura a presença de autoridades empresariais e públicas, como a do vice-presidente da República, Hamilton Mourão. Foi a primeira vez que um vice-presidente do Brasil prestigiou o Expopetro.

Em seu discurso inicial, o presidente do Sulpetro, João Carlos Dal'Aqua, ressaltou a relevância do setor para a economia e a do Sindicato por representar os revendedores em demandas importantes. Ele também destacou o apoio que o governo federal tem dado a respeito da redução de impostos. "Em nosso Estado, a alíquota de combustíveis era de 30%, passou para 25% e chegou a 17%, uma diminuição que favoreceu toda a comunidade e reduziu a concorrência desigual que tínhamos com Santa Catarina."

Também falaram o presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis) , James Thorp, que destacou a luta pela redução de impostos. Outra autoridade que falou foi o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, reforçando a importância dos empresários para a cidade. "O empreendedorismo é o caminho de uma vida melhor. São vocês que produzem, geram empregos e impostos. Se não existirem, as outras áreas não funcionam. Então, muito obrigado por empreenderem."

Brasil terá aumento de produção e de investimentos

Entre as atrações da cerimônia de abertura esteve a palestra "O setor de óleo e gás no Brasil e o mercado de abastecimento de combustíveis: visão de futuro", com Roberto Furian Ardenghy, presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás.
Em forma de videoconferência, Ardenghy ressaltou o fato do Brasil ser um dos maiores produtores de petróleo do mundo. "Hoje, o País produz aproximadamente 3,5 milhões de barris por dia e nossa expectativa é a de que este valor chegue a 5,2 milhões em 2031", informou à plateia. De acordo com ele, para atender à demanda estão sendo previstos investimentos para o setor, que possibilitarão, por exemplo, a geração de mais de 500 mil empregos. "O IBP tem trabalhado intensamente para a efetivação de melhorias tributárias na cadeia do setor de combustíveis, o alinhamento do preço ao mercado internacional, desinvestimentos nas refinarias por parte do Estado com a entrada e novos agentes e ainda combate ao mercado ilegal."

Mourão fala de investimentos em logística

Um dos pontos destacados pelo presidente do IBP foi a logística para a distribuição atual, que encarece o produto ao consumidor final. Esse ponto também foi ressaltado por Hamilton Mourão, vice-presidente da República, que prestigiou presencialmente o Expoperto e falou ao público em uma sessão especial sobre os desafios do Brasil e do Rio Grande. "Precisamos investir em mais dutos que possam levar combustível a todos os cantos do País", afirmou o vice-presidente, aproveitando o momento para salientar a importância dos revendedores. "O setor de combustíveis está presente em toda a cadeia econômica brasileira. E isso ocorre muito graças ao trabalho dedicado dos revendedores", falou Mourão parabenizando os empresários presentes no evento

Bernadinho fecha Expopetro falando de esforço e cultura de equipe

O encontro final do 21° Congresso de Revendedores de Combustível da Região Sul – Expopetro 2022 -, na sexta-feira (23), foi dedicado à palestra “Motivação e Liderança – Transformando suor em ouro”, com Bernardinho, ex-jogador, técnico de vôlei e empresário.

Ele abordou dois aspectos relevantes para o sucesso na carreira: o modo aprendizagem, que faz a pessoa se empenhar em aprender continuamente; e o modo crise, servindo de alerta para evoluir sempre.

Citando Steve Jobs, Bernardinho também ressaltou um importante pilar para sentir-se motivado: amar o que faz. “É trabalhar com paixão. Eu adoro treinar, melhorar o processo.” Outro pilar, de acordo com ele, é a necessidade. Para ilustrar, deu o exemplo do atleta campeão Serginho, morador da periferia na infância e depois considerado um dos maiores jogadores de vôlei do mundo.

O técnico destacou ainda a relação entre ideias brilhantes e vitórias com dedicação e suor. “É um processo que exige tempo e esforço.” Por fim, ele convidou a plateia a uma reflexão: “Qual é a pior dor? A dor do esforço em tentar ou a do arrependimento?”.

Autor/Veículo: Assessoria de Comunicação do Sulpetro
Compartilhe: