Notícias

Facebook culpa 'alterações de configuração em roteadores' por interrupção

O Facebook culpou "alterações de configuração em roteadores que coordenam o tráfego de rede" pela interrupção de quase seis horas, na segunda-feira. O problema impediu os 3,5 bilhões de usuários da empresa de acessar suas redes sociais e serviços de mensagens, como WhatsApp, Instagram e Messenger.

A pane global afetou usuários privados, e muitos empresários também amargaram prejuízos com a paralisação. A interrupção foi a maior já rastreada pelo grupo de monitoramento da web Downdetector.

"Nossas equipes de engenharia aprenderam que as alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam a comunicação", explicou a empresa em nota, sem especificar quem executou a alteração e se ela foi planejada.

"Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços", completou a empresa.

No comunicado, a empresa informou ainda que, até o momento, não tem "evidências de que os dados de usuários tenham sido comprometidos como resultado desse tempo de inatividade" e se desculpou com o àqueles que foram prejudicados pela interrupção.

Pedido de desculpas

"Pessoas e empresas em todo o mundo confiam em nós todos os dias para se manterem conectadas. Entendemos o impacto que interrupções como essas têm na vida das pessoas e nossa responsabilidade de mantê-las informadas sobre interrupções em nossos serviços", diz o comunicado.

"Pedimos desculpas a todos os afetados e estamos trabalhando para entender mais sobre o que aconteceu para que possamos continuar a tornar nossa infraestrutura mais resiliente".

A pane foi o segundo golpe para o gigante da mídia social em poucos dias, após uma ex-funcionária delatar que a empresa prioriza o lucro em vez de reprimir o discurso de ódio nas publicações.

Enquanto o mundo se aglomerava em aplicativos concorrentes como Twitter e TikTok, as ações do Facebook caíram 4,9%, a maior queda diária desde novembro passado.

Zuckerberg perde US$ 6 bi

As ações subiram cerca de meio por cento nas negociações após a retomada do serviço. Ainda assim, o fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, perdeu US$ 6 bilhões com a queda das ações.

“Para cada pequena e grande empresa, família e indivíduo que depende de nós, sinto muito”, tuitou o diretor de tecnologia do Facebook, Mike Schroepfer, acrescentando que “pode levar algum tempo para chegar a 100%”.

Autor/Veículo: O Globo
Compartilhe: