Notícias

Fecombustíveis relata os problemas dos postos com o biodiesel

Os problemas de qualidade do biodiesel na mistura com o diesel, com os aumentos anuais da mistura obrigatória, e os impactos junto aos consumidores foram abordados durante o Workshop Projeto Biodiesel, promovido pela ANP, pelos representantes do setor automotivo, distribuidoras de combustíveis, Transportadores-Revendedores-Retalhistas e revenda de combustíveis, em 15 de outubro.

O Workshop foi apresentado pela diretora da ANP Symone Araújo e contou com a abertura de Rodolfo Saboya, diretor-geral da agência reguladora. A ANP apresentou os resultados das análises realizadas no Centro de de Pesquisas e Análises Tecnológicas (CPT) da primeira fase do Projeto Biodiesel, que representa a antecipação do novo Programa de Monitoramento da Qualidade do Biodiesel (PMQBio), que irá acompanhar a qualidade do biodiesel e do diesel A (puro) antes da mistura.

Paulo Miranda Soares, presidente da Fecombustíveis, relatou as dificuldades no dia a dia da revenda em virtude da deterioração do biodiesel que compromete a qualidade do diesel. Segundo ele, desde que o teor da mistura obrigatória passou dos 7%, os problemas aumentaram, mesmo com todos os cuidados e boas práticas de manutenção e limpeza."A troca de filtros que antigamente era mensal, passou a ser semanal. Fazemos uma rotina diária os postos para checagem de água nos tanques e quem não segue as boas práticas, fecha", destacou."O consumidor tem problemas com o bico injetor entupido, as máquinas ficam paradas e até as bombas de diesel estão travando porque forma uma laca nas engrenagens até o equipamento parar", complementou.

Além de todos os problemas relatados, Paulo Miranda destacou que o índice de reclamação do consumidor sobre a qualidade do diesel é muito alto. Segundo ele, são os postos que estão face a face com o cliente e precisam dar uma satisfação sobre a qualidade do combustível, e não é incomum os questionamentos acabarem na Justiça.

Paulo Miranda defendeu que o limite máximo do biodiesel mistura não deveria passar de 10% , bem como a necessidade da abertura de novas rotas tecnológicas, como alternativas ao biodiesel, como o diesel verde.

Autor/Veículo: Assessoria de Comunicação da Fecombustíveis
Compartilhe: