Notícias

Fiscalização apura se bombas têm liberado quantidade correta de combustíveis em postos do AP

Para evitar irregularidades e situações de risco à população, as bombas dos postos de gasolina passam por uma fiscalização em Macapá e Santana. Testes têm sido feitos para saber se os aferidores estão funcionando dentro do limite estabelecido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O aferidor é o equipamento que registra a quantidade de combustível abastecida no veículo do consumidor. Caso seja encontrada alguma irregularidade, o fabricante é autuado e notificado a apresentar defesa no prazo de 10 dias.

De acordo com o Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem), que está a frente da fiscalização, a testagem é feita apenas em locais abertos e arejados para evitar a proliferação do novo coronavírus.

Os estabelecimentos que deixarem de fazer esse procedimento poderão ser penalizados com advertência que pode resultar em multa. O Ipem não informou até quando a fiscalização acontece e nem quantos empreendimentos devem ser visitados.

O coordenador técnico operacional do Ipem, Ronildo Nobre, lembrou que já foram testados os taxímetros e cargas pesadas por agendamento, e deve estender o monitoramento para outros produtos.

“Estamos fechando o planejamento para realizar outras fiscalizações na área de pré-medidos, que verifica questão de pesos, quantidades de diversos produtos ofertados ao consumidor, bem como de metrologia. Nosso objetivo é evitar que o consumidor venha a ser prejudicado ao adquirir um produto com a quantidade ou peso diferente daquele apresentado na embalagem”, detalhou o coordenador.

Autor/Veículo: G1
Compartilhe: