Notícias

Ford faz parceria com Google para carros conectados e quer reagir ao mercado

Depois de comunicar o fechamento de suas fábricas e uma reestruturação das operações em todo o Brasil, a Ford anunciou nesta segunda-feira (1º) uma parceria estratégica para acelerar sua transformação digital. Em um projeto global com o Google, a montadora quer investir em carros conectados e impulsionar a inovação na sua linha de produção.

Segundo as empresas, o foco do acordo é melhorar a experiência do cliente, agilizar a modernização do desenvolvimento de automóveis e acelerar a implementação de modelos de negócios baseados em dados. Para isso, as marcas criaram um grupo colaborativo misto, denominado Team Upshift, para aproveitar a expertise de profissionais dos dois lados do mercado.

Com prazo inicial de seis anos, a partir de 2023, todos os veículos da Ford e de sua subsidiária de luxo, a Lincoln, independente da faixa de preço, passarão a contar com o sistema Android embarcado e com integração aos principais serviços da big tech, incluindo Google Cloud como o provedor de nuvem preferencial.

No fim deste ano, o Google já começa a trabalhar no projeto para desenvolver produtos personalizados tendo como base a inteligência artificial, a aprendizagem da máquina e a análise de dados.

Apesar de não divulgar o custo do contrato, as companhias adiantam que a adoção do sistema operacional vai permitir que os principais aplicativos do Google estejam dentro dos carros da fabricante, como o Assistente, o Maps e o Play.

“Também permite que outros desenvolvedores criem aplicativos que proporcionem um uso cada vez mais personalizado e constantemente aprimorado”, diz a montadora.

Este é mais um movimento da Ford para reverter os resultados dos últimos meses, quando a marca viu sua receita despencar em meio a pandemia do novo coronavírus. Em todo o mundo, a companhia tem se reorganizado na tentativa de se mostrar uma forte competidora frente a um cenário global de constantes inovações tecnológicas.

“Enquanto promovemos a transformação mais profunda da nossa história com eletrificação, conectividade e direção autônoma, o Google e a Ford juntos estabelecem uma potência de inovação verdadeiramente capaz de fornecer uma experiência superior para nossos clientes e modernizar nossos negócios”, diz Jim Farley, presidente e CEO da Ford.

Já o CEO do Google, Sundar Pichai, ressalta que a empresa já tem trabalhando para criar produtos e serviços essenciais e personalizados para a montadora.

“Temos orgulho de fazer essa parceria para aplicar o melhor da inteligência artificial, análise de dados, computação e plataformas de nuvem do Google para ajudar a transformar os negócios da Ford e construir tecnologias automotivas que mantenham as pessoas seguras e conectadas na estrada”.

Autor/Veículo: CNN Brasil
Compartilhe: