Notícias

Frente Parlamentar quer ampliar o uso do biodiesel no Brasil

A importância do biodiesel na substituição de combustíveis fósseis tem sido amplamente discutida por países que buscam reduzir suas pegadas ecológicas. O CB.Poder — parceria entre o Correio e TV Brasília — recebeu, ontem, o deputado Alceu Moreira (MDB-RS), presidente da Fundação Ulysses Guimarães e coordenador da Frente Parlamentar do Biodiesel no Congresso, para falar sobre esse recurso, do qual o Brasil é o terceiro maior produtor mundial.

A Frente defende a elevação da mistura do biodiesel ao diesel dos atuais 12% para 15%, de imediato. Caso o aumento da mistura seja aprovado, pretende pôr em pauta o aumento para 20% até 2026. Moreira ressalta que, para qualquer país que, assim como o Brasil, deseje ser agroambiental, é imprescindível buscar matrizes energéticas renováveis. Destaca, ainda, que, além de utilizar restos que seriam desperdiçados para abastecer a frota brasileira de veículos, a produção de biodiesel fomenta toda a cadeia produtiva do agro. "O biodiesel geralmente começa numa lavoura e termina numa prateleira de supermercado", explicou.

Segundo o parlamentar, o sucesso do Brasil em eficiência energética depende da legislação. A elevação da mistura é vista com reservas pela indústria automobilística, sob a alegação de que a maior presença de biodiesel afetaria negativamente os motores. Contudo, de acordo com Moreira, não há prova concretas de que isso ocorra.

Segundo ele, o objetivo da frente parlamentar do biodiesel é trazer a questão para debate, envolvendo tanto questões favoráveis quanto contrárias ao aumento da mistura. Para o deputado, é importante o foco na rastreabilidade e transparência. "A nós, não interessa que, na política do biodiesel, haja qualquer coisa que não seja absolutamente transparente", afirmou o coordenador.

Alceu Moreira acredita que é imprescindível buscar autonomia. Para o deputado, a independência energética é um fator de prevenção no caso de conflitos que envolvam o Brasil. Não se pode ficar refém de recursos dominados por outras nações. "Seria mais ou menos como discutir nacionalismo no mundo globalizado e questionar como um país poderia ser o mais independente possível", compara.

Questionado sobre o potencial da sustentabilidade do biodiesel para o Brasil, o parlamentar afirma ter plena convicção. "Nós temos condição de ser 100% biodiesel. Seremos. A questão é o tempo", afirma. Para Moreira, a chave está na pesquisa e no desenvolvimento tecnológico.

O presidente da Fundação Ulysses Guimarães mostra que a frente tem grande expectativa no potencial do biodiesel. "Queremos imediatamente criar uma política decenal para o biodiesel, de tal maneira que se possa desenvolver pesquisa, tecnologia e inovação, inclusive para a construção de motores 100% utilizadores de biodiesel.", afirma. Por uma perspectiva otimista, vê até mesmo a possibilidade da exportação desses motores em escala global.

Autor/Veículo: Correio Brazilienze
Compartilhe: