Notícias

Gasolina sobe 2% na 2ª semana de junho nos postos, aponta ValeCard; etanol cai 0,12%

O preço da gasolina nos postos no Brasil subiu 2,02% na semana de 5 a 11 de junho em comparação com a semana anterior, alcançando uma média de 5,601 reais por litro, segundo levantamento da Valecard com base em transações realizadas em mais de 25 mil estabelecimentos credenciados.

O combustível registrou a segunda alta semanal consecutiva nos postos, como consequência da mudança na forma de cobrança do ICMS sobre combustíveis que passou a valer em 1º de junho, lembrou Brendon Rodrigues, Head de inovação e portfólio na ValeCard.

"Nas próximas semanas, os consumidores podem observar mais aumentos nas bombas, já que há pressão vinda também do etanol anidro, que compõe 27% da mistura da gasolina comum", disse, em nota.

Segundo o indicador Cepea/Esalq, o preço do etanol anidro nas usinas produtoras de São Paulo (principal produtor do Brasil) teve aumento de 1,51% entre os dias 29 de maio e 2 de junho e de 0,99%, entre 5 e 9 de junho.

Já o preço médio do etanol hidratado (usado diretamente pelos veículos) caiu 0,12%, na quinta semana seguida de baixa, alcançando a média de 3,849 reais o litro. Segundo a Valecard, isso reflete o repasse gradual da redução do biocombustível nas usinas produtoras.

Nas usinas paulistas, os preços do hidratado recuaram 1,56% na última semana, conforme dados do Cepea/Esalq, após registrarem alta de 4,38% entre 22 de maio e 2 de junho.

Com os preços em queda, tornou-se vantajoso abastecer com o biocombustível nos Estados de Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo.

Por sua vez, o preço médio do diesel S-10, o tipo mais usado no Brasil, apresentou queda de 2,10% nos postos na segunda semana de junho em comparação com a semana anterior. No período, a média cobrada no país foi de 5,348 reais por litro.

(Reuters)

Autor/Veículo: Notícias Agrícolas
Compartilhe: