Notícias

Governo define este mês mistura obrigatória de biodiesel para 2022

Na próxima reunião do CNPE, em 22 de novembro, o governo vai definir a mistura obrigatória do biodiesel para 2022, disse o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, nessa terça (9/11). O percentual de mistura foi reduzido diversas vezes desde 2020, mas especialmente este ano, em razão do preço do óleo de soja.

— “Foi reduzido temporariamente, não só pelo preço, muito pelo contrário (…) Ano passado, tivemos que reduzir porque não tinha biodiesel. Não podemos ficar mudando a mistura mês a mês”, justificou o ministro.

— A partir de 1º de janeiro do próximo ano, terminam os leilões de biodiesel promovidos pela ANP. A medida preocupa os produtores do biocombustível, que temem um colapso no abastecimento.

— A decisão de extinguir os leilões foi reiterada diversas vezes pelo MME e pelo CNPE. A ANP já aprovou o novo modelo de comercialização, que retira a Petrobras como intermediadora das compras do biocombustível.

— Com a mudança no mercado a caminho, a S&P Global Platts lançou uma avaliação de preços de biodiesel brasileiro DAP (entregue no local) em Paulínia (SP), em vigor desde 3 de novembro de 2021.

— A avaliação reflete o biodiesel especificação padrão ANP e transações para volumes entre 100 e 250 metros cúbicos. Outros volumes podem ser considerados e normalizados para a faixa de volume padrão.

— A Platts considera as indicações de compra/venda e as transações com pagamento em até dez dias da entrega. A avaliação é publicada em real e dólar por metro cúbico diariamente, refletindo o valor às 16h30 no horário de São Paulo.

— No período de 3 de novembro a 30 de dezembro de 2021, a Platts irá considerar indicações de compra, indicações de venda e transações para o biodiesel entregue em janeiro de 2022, quando se extinguem os leilões da ANP. A partir de 3 de janeiro, a avaliação refletirá o biodiesel entregue entre 1 a 7 dias após a data de publicação.

— Na ausência de indicações de compra, indicações de venda, transações ou valores de mercado, a Platts irá considerar as variações da principal matéria-prima, incluindo a avaliação Platts do óleo de soja FOB Paranaguá

— Com a avaliação, a Platts pretende dar transparência ao mercado brasileiro de biodiesel durante a transição do leilão mandatório para um mercado baseado em negociações spot e contratos a termo.

Autor/Veículo: Agência EPBR
Compartilhe: