Notícias

Governo libera R$ 21,6 milhões ao Amapá para aluguel de geradores e compra de combustível

O Ministério do Desenvolvimento Regional liberou nesta terça-feira (10) R$ 21,6 milhões para o estado do Amapá, que há uma semana enfrenta problemas no fornecimento de energia devido a incêndio em uma subestação.

A liberação dos recursos está em duas portarias publicadas em edição extra do 'Diário Oficial da União.'

De acordo com o ministério, o dinheiro deve ser aplicado no aluguel de geradores de energia e na compra de combustível que será usado na operação desses equipamentos.

Como a subestação está com restrição na transmissão de energia, o que chega ao estado por meio das redes de transmissão não pode ser distribuído para os consumidores (casas, comércio, indústria).

Desde domingo (8), uma parte do fornecimento foi restabelecida, mas em um sistema de rodízio. A energia voltou para 89% do estado, mas a população só pode contar com ela por algumas horas por dia.

Os geradores, portanto, vão permitir que mais energia seja gerada e distribuída à população.

O governo não informou, porém, se o dinheiro será suficiente para normalizar o atendimento no Amapá até o próximo final de semana, que é quando o Ministério de Minas e Energia estima que o problema no estado será resolvido.

Ainda de acordo como o Ministério do Desenvolvimento Regional, uma parte dos recursos liberados nesta terça também poderá ser usada pelo governo do Amapá na compra de combustível para aeronaves e viaturas e para aluguel de veículos que seriam usados em "operação de emergência."

Autor/Veículo: G1
Compartilhe: