Notícias

Homens são flagrados enquanto retiram restos de combustíveis de caminhões-tanque na Bahia

Homens foram flagrados, por imagens de câmeras de segurança e pela reportagem da TV Bahia, enquanto retiravam restos de combustíveis de caminhões-tanque na BA-523, em São Francisco do Conde, cidade da Região Metropolitana de Salvador. A prática é cometida após os caminhoneiros descarregarem o tanque.

"Eles descarregam, o resto [de combustível] que sobra a gente pega. A gente só não pode mexer [quando o tanque está] carregado, porque aí é roubo", afirmou um dos homens que costuma ter essa prática.
O homem, que não quis se identificar, ainda detalhou que os compradores vêm de outras cidades baianas, como Madre de Deus, para realizar a compra do combustível retirado dos caminhões.

Por meio de nota, o Sindicato das Distribuidoras de Combustíveis do Estado da Bahia (Sindicom) disse que a situação cabe uma "ação enérgica" das autoridades para coibir a prática criminosa, que tem alto potencial de risco para acidentes de trânsito ou explosão, devido ao teor inflamável dos combustíveis líquidos.

A reportagem da TV Bahia entrou em contato com a Polícia Civil, que informou que não localizou nenhum registro relacionado a essa prática.

Já as distribuidoras de combustíveis informaram que, na maior parte dos casos, o produto é dos clientes e cabe a eles registrarem o Boletim de Ocorrência. No entanto, por medo de retaliações, eles optam por não prestar queixa na delegacia.

A reportagem também entrou em contato com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e com a Polícia Militar, mas não obteve retorno de ambas até a publicação desta matéria.

Em um dos vídeos, é possível ver que os homens aproveitam o momento em que os veículos param na portaria de uma distribuidora de combustíveis na rodovia para retirar o resto do produto do tanque.

Em outro flagrante, um homem ultrapassa a cancela do estabelecimento para conseguir retirar o combustível. Já em outra imagem, um homem e um adolescente aparecem pendurados no fundo de um caminhão com um balde na mão. Em seguida, eles deixam o local tranquilamente.

Um caminhoneiro, que também não quis se identificar, relatou que os "baldeiros", como são conhecidos os homens que têm essa prática, retiram os combustíveis com frequência.

"Não tem horário. Qualquer hora que você chegar, eles estão aí. É você parar, [eles] arrebentam o cadeado [do tanque], arrebentam tudo. Você vai falar com eles e ainda é ameaçado", desabafou.

De acordo com Thiago Andrade, presidente da PetroBahia, a retirada irregular dos combustíveis pode causar prejuízos em vários aspectos.

"Tem o risco do produto cair no solo. Tem o risco de saúde aos próprios baldeiros que, muitas vezes, se penduram no veículo em movimento", explicou.

Autor/Veículo: G1
Compartilhe: