Notícias

Índia aumenta preços de compra do etanol para varejistas estatais de combustível

O governo indiano fixou um preço de até 65,61 rúpias para a compra de etanol, já que o país quer aumentar a mistura do biocombustível à gasolina, disse o ministro do petróleo, Hardeep Singh Puri, nesta quarta-feira, 3.

A Índia, o terceiro maior importador e consumidor de petróleo do mundo, acelerou os esforços para atingir a mistura de 20% de etanol na gasolina em todo o país a partir de 2025/26. Atualmente, o índice é superior a 10%.

Puri disse que o combustível misturado com 20% de etanol será vendido em partes do país a partir de abril do próximo ano.

O primeiro-ministro Narendra Modi prometeu atingir emissões líquidas de carbono zero até 2070 e está incentivando as indústrias a mudar para opções mais limpas para reduzir a pegada de carbono.

O governo fixa os preços de compra de etanol para os varejistas de combustíveis Indian Oil Corp, Bharat Petroleum Corp e Hindustan Petroleum Corp a cada ano comercial a partir de dezembro, refletindo uma mudança no preço mínimo do açúcar.

A Índia recentemente elevou o preço mínimo que as usinas de açúcar devem pagar pela cana na temporada que começa em 1º de outubro para 305 rúpias por 100 kg, ante 290 rúpias um ano antes.

Varejistas de combustível indianos lançaram licitações buscando comprar 5,4 bilhões de litros de etanol para mistura em 11 meses a partir de dezembro, em comparação com 4,4 bilhões de litros procurados para este ano, para atender às necessidades de mistura à medida que o consumo de gasolina do país está aumentando.

A partir do ano que vem, o ano de compras de etanol começaria em novembro, acrescentou Puri.

As novas taxas para o etanol derivado do melaço pesado C subirão para 49,41 rúpias por litro de 46,66 antes. As taxas para o melaço pesado B aumentarão para 60,73 rúpias de 59,08, e as derivadas de caldo de cana, açúcar ou xarope para 65,61 rúpias de 63,45, disse o governo em comunicado.

O suco de melaço pesado B tem algum teor de sacarose deixado neles para a produção de açúcar, enquanto o melaço C pesado é um subproduto da cana que não tem conteúdo de açúcar.

"Todas as destilarias poderão se beneficiar do esquema e espera-se que um grande número delas forneça etanol para o programa de gasolina misturada com etanol", disse o comitê de assuntos econômicos do gabinete.

* Reuters

Autor/Veículo: Agência Udop
Compartilhe: