Notícias

Irregular

Irregular
O Grupo Atem, que comprou da Petrobras, mas ainda não levou, a refinaria Isaac Sabbá (Reman) no Amazonas, foi autuado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Em fiscalização, a agência encontrou condensado de gás natural estocado pela empresa em balsas de combustíveis, em tanques classificados pela empresa como sendo de gasolina. A ANP lacrou parte da estrutura de tancagem da distribuidora e apreendeu 143,5 mil litros do gás.

Gasolina
A ANP afirma que a Atem não possui autorização para estocar condensado de gás natural. A licença de operação ambiental da empresa também não mostra essa autorização. A agência acusa ainda a empresa de não explicar como iria usar o produto. O condensado de gás natural era classificado pelo grupo, em documentos, como gasolina do tipo A, aquela que sai das refinarias ainda sem a mistura de álcool anidro, segundo a ANP.

Com a palavra
Em resposta à ANP, a Atem informa que tem autorização do regulador para armazenar condensado de gás natural e que o produto no Tanque 7, do qual foi feita a apreensão, está vinculado ao contrato de cessão de espaço entre a Atem e a Amazônia Energia. Sobre a alegação de que não explicou como usaria o produto, a Atem disse que como só aluga o espaço, a empresa que efetivamente usou esse combustível foi a Navemazônia Navegação, que é quem poderia dar os detalhes do uso. Procurada, a empresa não respondeu.

Autor/Veículo: O Estado de S.Paulo (Coluna do Braodcast)
Compartilhe: