Notícias

Lula participa de reunião para discutir revisão da reforma trabalhista

De volta das férias de fim de ano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta terça-feira (11), de reunião com economistas e sindicalistas para discutir a revisão de pontos da reforma trabalhista implementada pelo governo Temer.

Organizada pela Fundação Perseu Abramo, que é vinculada ao PT, o encontro contará com a participação virtual de representantes do primeiro escalão do governo espanhol, além do ex-primeiro-ministro da Espanha José Luis Rodríguez Zapatero (PSOE).

Está prevista a presença de Lula. Presidentes de centrais sindicais também foram convidados a ir à sede da fundação. Sindicalistas e economistas participarão virtualmente.

Dessas reuniões, nascerá uma proposta de revisão da reforma trabalhista de Temer, a ser apresentada até maio.

Estão em discussão vários pontos. Entre eles, incluir em lei a possibilidade de fixar, em assembleia dos trabalhadores, o valor de uma contribuição sindical a ser pago por determinada categoria. A reforma trabalhista extinguiu a obrigatoriedade de contribuição sindical, mas não previu a hipótese de cobrança autorizada em acordo.

Outro ponto em debate é a regulamentação de regras para proteção do trabalhador de plataformas de aplicativo. Os interlocutores do ex-presidente também pretendem apresentar mecanismos para proteção de trabalhadores contratados em regime intermitente, cuja prestação de serviços não é contínua.

Para ler esta notícia na íntegra, clique aqui.

Autor/Veículo: Folha de S.Paulo
Compartilhe: