Notícias

Mais de 3,5 milhões de 'chaves Pix' já foram cadastradas, diz Banco Central

Até as 18h30 desta segunda-feira, dia de abertura do período de cadastramento do Pix, mais de 3,5 milhões de chaves já foram cadastradas, segundo o Banco Central. O sistema de transferências e pagamentos instantâneos entra em funcionamento no dia 16 de novembro.

Apesar do grande número de cadastros, alguns usuários reclamaram nas redes sociais que não estavam conseguindo registrar suas chaves, já que alguns aplicativos de bancos registraram instabilidade e até mesmo saíram do ar.

O número surpreende, principalmente pelo rápido crescimento. O cadastramento começou às 9h e na primeira hora foram 50 mil chaves. Às 11h30, o número aumentou para 200 mil. Uma hora depois, ja bateu a marca de 1 milhão de chaves. O BC ressalta que a mesma pessoa pode ter mais de uma chave e que ela pode ser feita quando o correntista quiser, ressaltando que esta segunda-feira é apenas o início do cadastramento.

Na avaliação do BC, o resultado do primeiro dia representa um sucesso.

Com o Pix, será possível pagar boletos, contas de luz, impostos ou compras. Ele será mais um meio de pagamento e mais uma maneira de transferir recursos, como TED e DOC, com a vantagem de permitir operações em qualquer hora do dia e com mais rapidez.

A “chave Pix” funciona como a identificação do usuário dentro do sistema. No caso do TED, são exigidos dados como agência, conta, CPF e nome do beneficiário. O Pix exige apenas uma das seguintes informações: CPF ou CNPJ, e-mail, número de celular ou chave aleatória alfanumérica. Mais de 600 instituições estão aptas a fazer o cadastro.

— É um número bastante expressivo (de registro de chaves), considerando que a gente está na fase inicial, são as primeiras pessoas que estão se movimentando para realizar os seus cadastros, afirmou Carlos Eduardo Brandt, chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central.

Cada pessoa física pode registrar até cinco chaves para cada conta da qual for titular. No caso de empresas, o limite é de 20 chaves por conta. No caso do usuário ter mais de uma conta, é possível vincular chaves distintas em diferentes contas. No entanto, não é possível vincular a mesma chave a mais de uma conta.

De acordo com Brandt, o Banco Central não registrou nenhum problema com a plataforma nesta primeira hora de cadastramento do Pix, só "questões pontuais" com algumas instituições.

Juros em 2%:Veja alternativas para aplicar seu dinheiro com ganhos além da renda fixa

— O que tivemos foram questões pontuais com algumas instituições, muito poucas, de fato tiveram uma questão de conectividade da primeira hora, o que é algo normal para algo que esta entrando em funcionamento, mas a plataforma de armazenamento das operações está plenamente operante e funcionando sem nenhum problema.

'Não tomei conhecimento'
Em frente ao Palácio da Alvorada, onde costuma conversar com seus apoiadores nas manhãs, o presidente Jair Bolsonaro foi questionado sobre o Pix. No entanto, ele respondeu sobre outro assunto, de desburocratização na aviação civil.

— Tem uma... Eu não li... Tem um documento aí da turma do Tarcísio (de Freitas, ministro da Infraestrutura) esta semana que vai praticamente desregulamentar, desburocratizar tudo sobre aviação civil aí, carteira de habilitação para piloto, disse.

O apoiador insistiu no assunto e explicou que o Pix é um sistema de pagamentos que vai funcionar 24 horas por dia e sete dias por semana. Bolsonaro então afirmou que não tinha conhecimento sobre o assunto.

— Não tomei conhecimento, vou conversar essa semana com Roberto Campos (presidente do Banco Central).

Autor/Veículo: O Globo
Compartilhe: