Notícias

Mudanças tributárias continuam a afetar o etanol

As alterações tributárias nos combustíveis afetaram em cheio, como esperado, a competitividade e as vendas do etanol hidratado, que abastece diretamente os tanques dos veículos flex. Na primeira metade de agosto, as vendas do biocombustível feitas pelas usinas do Centro-Sul foram bem mais fracas, enquanto a comercialização do etanol anidro, que é adicionado à gasolina, continuou a se fortalecer.
De acordo com a União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (Unica), as vendas de etanol hidratado recuaram 6,3% na primeira quinzena deste mês em comparação com o mesmo período da safra passada e a comercialização de anidro aumentou 15,7%. O volume de etanol hidratado ficou em 645,4 milhões de litros, a menor quantidade em uma só quinzena nesta temporada, que começou em abril.
Desde que o governo federal isentou os combustíveis de PIS/Cofins, em junho, e que os Estados começaram a diminuir as cargas de ICMS ao longo do mês seguinte, o biocombustível só se manteve competitivo em relação à gasolina em Mato Grosso em algumas semanas.
Ainda que o preço do etanol tenha caído nas bombas de quase todos os Estados nas duas primeiras semanas de agosto, a queda da gasolina foi mais acentuada.
Há ainda um efeito de “marketing”, acredita Tarcilo Rodrigues, diretor da trading Bioagência. “O consumidor foi bombardeado com a informação de que o preço da gasolina ia cair de forma bastante drástica”, disse.
Ele crê que ainda haverá uma acomodação dos preços e aposta em mais quedas do etanol nas bombas, já que o preço para as usinas produtoras recuou de maneira mais acentuada até agora.
Como reflexo das alterações tributárias, as vendas de gasolina voltaram a crescer, o que se vê nos dados de vendas do aditivo renovável. Com 493 milhões de litros comercializados, os 15 primeiros dias de agosto foram a melhor quinzena da safra para o mercado de etanol anidro.
Além da migração do consumo do etanol hidratado para o combustível fóssil, o resultado também se deve a outros fatores. Parte desse volume de vendas do anidro no Centro-Sul foi direcionado para abastecer o Nordeste. A região ainda não havia iniciado de forma expressiva a moagem de cana da nova safra e também não importou volumes relevantes de etanol porque a janela de arbitragem está fechada, segundo Rodrigues. Para ler esta notícia, clique aqui.


Autor/Veículo: Valor Econômico
Compartilhe: