Notícias

Neoenergia e WEG fecham parceria para recarga de veículos elétricos

A Neoenergia e a fabricante de motores WEG anunciaram uma parceria no segmento de infraestrutura para veículos elétricos. Pelo acordo, a fabricante brasileira será fornecedora exclusiva de estações de recarga para a Neoenergia.

O grupo de energia elétrica, controlado pela espanhola Iberdrola, possui frota própria de carros elétricos e também vende postos de recarga para empresas e clientes residenciais.

Segundo o acordo, as estações de recarga para veículos elétricos oferecidos na parceria são da linha WEMOB (WEG Electric Mobility), desenvolvidos e fabricados no país. Todos os modelos possuem medição de energia e são inteligentes, com protocolo de comunicação aberto, conexão à internet e a plataformas de gestão de recarga.

A WEG fornecerá equipamentos produzidos nacionalmente com potência de 7,4 quilowatts (KW), ideal para residências ou prédios residenciais, e 22 quilowatts (KW), mais adequado para empresas.

Previsão de crescimento
Como destaca ao diretor de Negócios Liberalizados da Neoenergia, Hugo Nunes, a parceria abre a possibilidade para que a empresa se consolide como um dos vetores na promoção da mobilidade elétrica no Brasil.

Nunes ressalta que a Neoenergia espera um crescimento no mercado de elétricos, que passarão a ser mais acessíveis com o passar dos anos.

— O posicionamento das montadoras corrobora esta ideia. A maioria das montadoras já definiu prazo para interromper a produção de veículos a combustão e também para inaugurar as fábricas que produzirão os veículos elétricos em todo o mundo, assim o fator de escala atenuará o preço de compra de um veículo elétrico. Além disso, o custo de rodagem do veículo a combustão é maior que do veículo elétrico, o que corrobora com a ideia do crescimento da mobilidade elétrica

A empresa já vem atuando no segmento de mobilidade elétrica. No ano passado, a Neoenergia implantou o Corredor Verde, eletrovia com mais de 1.100 quilômetros de extensão entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, com 18 pontos de recarga para veículos elétricos, sendo 12 ao longo das rodovias e seis em shoppings localizados em Salvador, Recife e Natal.

Diminuir o gargalo da recarga
Para o Diretor Superintendente de Automação da Weg, Manfred Peter Johann, a parceria é um dos caminhos para acelerar a implementação de estações de recarga no Brasil. A ausência de carregadores públicos para os automóveis elétricos plug-in (quando a bateria é recarregada numa tomada) ou híbridos (quem também tem motor a combustão) na maior parte das estradas também inviabiliza a expansão do segmento de elétricos para fora do eixo Rio-São Paulo.

— A mobilidade elétrica será crescente a cada ano, todas montadoras tem apresentado cada vez mais novos modelos. Nosso objetivo é participar da viabilização da mobilidade elétrica no Brasil, com infraestrutura de recarga eficiente e segura — disse Johann, destacando que a Weg já havia firmado parceria com outras empresas da área de utilities e montadoras de veículos elétricos.

Nunes, da Neoernegia, complementa:

— O objetivo desta parceria, e de outras que em breve serão anunciadas pela Neoenergia, é de fomentar o crescimento da mobilidade elétrica no Brasil. Neste contexto, o Grupo se aproveitará da sinergia entre todas as suas operações que estão espalhadas pelo país. Com esta parceria a Neoenergia está certa de que oferece aos seus clientes um produto seguro, com preço competitivo e de alta tecnologia.

Autor/Veículo: O Globo
Compartilhe: